sábado, 13 de agosto de 2011

Agradecer na Guine

Cada povo tem sua maneira de agradecer por algo que recebe, as vezes a cultura guineense nos choca nesse particular, quantas vezes damos algo para alguma pessoa (não todas), e ela apenas pega e nem ao menos nos fala obrigado, ainda não entendi bem o porque dessa atitude, ainda estou perguntando para um aqui, outro ali até descobrir. Mas o guineense tem uma maneira de agradecimento que eu gosto demais, foi uma das primeiras coisas que aprendi quando aqui cheguei no ano de 1993. Comecei observar que quando eu dava alguma coisa para alguém, principalmente para crianças e pessoas idosas, elas sempre estendiam as duas mãos abertas e juntas  para receber o oferecido a elas, descobri que esse gesto é o mesmo que falar obrigado. Apesar de ter passado todos estes anos, esse costume ainda está vivo entre o povo, há alguns meses, após comprar alguns legumes, ao pagar a vendedora, ela fez esse gesto para receber o dinheiro, eu apenas observei sem falar nada pois eu já sabia o significado. Ela olhou bem para mim e disse-me: A senhora viu como eu peguei o dinheiro? Eu disse: Sim! E ela continuou, eu peguei com respeito, dinheiro é difícil de conseguir tem que respeitar e dar valor! Gostei muito dessa explicação, me fez ver com muito carinho certos costumes que só com o passar dos anos nós entendemos...

Mãos juntas para receber o que é oferecido.

Rachel Peres de Souza

Um comentário: